Nutrir Crianças Saudáveis • set/2014

Prêmio Nutrir nas Escolas 2014

Secretaria de Educação das Prefeituras de São Paulo, Campinas, Santos, Belo Horizonte e Salvador

Cerimônia do Prêmio Nutrir 2014, auditório da Sede da Nestlé em São Paulo
  • Onde foi aplicado

    São Paulo, Campinas, Santos, Belo Horizonte e Salvador

  • O que a Cognita realizou

    Desenho da plataforma do concurso, desenvolvimento, implementação, hospedagem, suporte técnico e capacitação de professores em São Paulo

  • Nº de pessoas beneficiadas

    1.819 educadores e mais de 430 mil crianças de 873 escolas

O Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis atua na prevenção e no combate à obesidade e à desnutrição infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física.

O Prêmio Nutrir nas Escolas tem o objetivo de reconhecer e promover ações práticas de educação alimentar e nutricional realizadas em escolas participantes das capacitações do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis.

A plataforma

A plataforma “Prêmio Nutrir nas Escolas” conta com um hotsite onde os usuários podem consultar tanto as atividades em destaque como as Boas Práticas organizadas por grupo e tema e realizar comentários em cada atividades ou notícia.

O sistema de concurso permite aos professores, cozinheiras, gestores escolares, técnicos das secretarias de educação e nutricionistas se cadastrar em um dos 8 grupos temáticos em que estão organizadas as atividades (educação física, cozinheiras, nutricionistas, educação Infantil, ensino fundamental – 6,7 e 8 anos, ensino fundamental – 9 e 10 anos, monitores PSE, SMASAN-EAN).

 

Trilha de desafios

Uma vez no grupo, cada participante encontra uma trilha de desafios com atividades a desenvolver junto aos seus alunos para poder participar. Cada desafio é apresentado em textos, vídeos e material de aprofundamento que permite compreender a importância de realizar as atividades junto aos alunos.

Uma vez compreendidos os desafios os participantes realizam um cadastro completo das atividades com dados suficientes para que outros participantes possam replicar as atividades nas suas escolas e uma avaliação da sua própria prática considerando elementos positivos e negativos. O sistema possibilita publicar textos, vídeos e fotografias de cada uma das atividades desenvolvidas.

O sistema gera um score, em tempo real, constituído pela somatória das notas de avaliação de cada atividade, e computa automaticamente a avaliação final, definindo os ganhadores do prêmio.

Desenvolvimento do desafio especial
“Medidas antropométricas”

Foi desenvolvido um sistema para que os professores realizem a avaliação do IMC de cada um dos alunos, para conhecer o estado físico dos alunos. O professor pesa aos alunos, mede a altura e a circunferência do pescoço, adiciona a idade e sexto e a plataforma calcula o Índice de Massa Corporal, o percentil de IMC e o resultado (muito abaixo do peso, abaixo do peso, normal, sobrepeso ou obesidade. A plataforma cria os gráficos individuais e da turma.

Desenvolvimento do desafio especial
“Hábitos alimentares”

Foi desenvolvida uma plataforma para que os professores pesquisem sobre os costumes alimentares dos seus alunos, o que comem, o que não comem e quanto comem. A plataforma permite cadastrar a todos os alunos da turma e permite que cada aluno preencha um questionário sobre hábitos alimentares. A plataforma cria os gráficos individuais e da turma.

Publicações

O Prêmio Nestlé Nutrir foi publicado em vários canais de comunicação. Confira alguns.

Profissionais da Rede Municipal de Ensino recebem Prêmio Nestlé Nutrir

Abril de 2015
Ver no site de origem

Profissionais da PBH recebem Prêmio Nutrir nas Escolas por iniciativas voltadas à educação alimentar e nutricional

Abril de 2015
Ver no site de origem

Profissionais de escolas municipais que atuam em educação alimentar recebem Prêmio Nestlé Nutrir

Abril de 2015
Ver no site de origem

'Nutrir nas Escolas' promove formação com profissionais da educação

Setembro de 2014
Ver no site de origem