Educação Ambiental e Saneamento Básico • mar/2012

Educar sociedades sustentáveis

FSP-USP / Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Educação

  • Onde foi aplicado

    Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo

  • O que a Cognita realizou

    Elaboração de conteúdo, processamento didático, desenvolvimento, implantação, hospedagem e suporte técnico

  • Nº de pessoas beneficiadas

    75 professores de 7 escolas de ensino fundamental

O projeto foi desenvolvido junto a FSP-USP para formar professores de escolas de ensino fundamental da Prefeitura da Cidade de São Paulo em Educação Ambiental para o Saneamento Básico.

Este curso foi a base da tese de doutoramento em ciências de aluno da área de concentração de serviços de saúde pública da FSP-USP.

Características do curso

O curso, de 60 horas de duração, trabalha sobre núcleos conceituais relacionados aos seguintes temas: padrões de produção, padrões de consumo, degradação e nível de consumo, saneamento básico e sustentabilidade.

O curso apresenta mapas conceituais integradores e conteúdos animados em flash, vídeos, atividades de reflexão individual, atividades de reflexão coletiva, atividades praticas e grupos de reflexão sobre a ação.

Depoimentos de professores participantes

Gostei muito do curso, me deu a ideia de fazer uma oficina de reutilização ou reciclagem de objetos. Aqui na escola tem uma mãe de aluno que trabalha com objetos feitos de garrafas pet e pode me ajudar nessa atividade

Aluno da turma GFLMB

O curso foi esclarecedor, a gente não para para pensar naquilo que praticamos de errado todos os dias.

Aluna da turma GFAR

O curso é esclarecedor, aborda vários temas que a gente tinha um conhecimento superficial, aprofundou os conhecimentos, provocou reflexão, agora só falta a atitude. Não posso ouvir falar em saneamento e meio ambiente que fico ligado, o curso foi muito bom, valeu!

Aluno da turma GFEM

O curso mostra toda a trajetória histórica do homem com relação aos meios de produção e consumo; atualmente não dá para pensar de maneira isolada, a população aumentou bastante, o planeta acabou ficando pequeno. A gente até sabe isso mas não se sente muito responsável. É importante passarmos essa informação aos alunos; somos responsáveis tanto na divulgação do assunto como na mudança de atitude dos alunos.

Aluno da turma GFEM

O que achei muito interessante para trabalhar com as crianças foram os vídeos, eles eram muito esclarecedores numa linguagem que chega aos alunos; a água e o lixo já é de conhcecimento deles, agora o esgoto e as águas de chuvas são coisas novas. Através dos vídeos deu pra ver bem a relação do meio ambiente e a saúde das pessoas; tem muito a ver com a nossa região, enchentes, lixo nas ruas, esgoto escorrendo nas sarjetas, tudo que envolve e prejudica as crianças.

Aluna da turma GFEM

Avaliação do curso por parte da FSP-USP

Ao final do curso percebeu-se que os professores participantes passaram a ter uma percepção mais acurada das condições do meio ambiente e do saneamento básico; apresentaram uma postura diferenciada quanto ao entendimento da influência desses fatores na determinação do nível de saúde e qualidade de vida das pessoas, segundo os depoimentos colhidos.

Na avaliação que incluía questões objetivas sobre o meio ambiente e saneamento básico, o rendimento desses profissionais foi superior em relação àqueles que não fizeram o curso, tiveram 84% de acertos em comparação aos que não o realizaram, demonstrando assim a importância desse recurso em agregar conhecimentos.

Os professores participantes do projeto, conhecedores da sua realidade social, econômica, política, cultural e ambiental e da realidade na qual seus alunos estavam inseridos, estimulados produziram seus próprios materiais educativos em conjunto com os seus colegas de trabalho e alunos.

Estes materiais serviram para facilitar o ensino da saúde ambiental com ênfase no saneamento básico, bem como para reforçar os conhecimentos adquiridos ou já existentes sobre o assunto, comprovando assim que o curso foi importante para a atuação prática desses profissionais.