Para Pesquisa • ago/2013

IPP utiliza aplicativo Para Pesquisa

Prefeitura do Rio de Janeiro - Instituto Pereira Passos

Comunidade pacificada no Rio de Janeiro - foto: Marcelo Horn/GERJ
  • Onde foi aplicado

    Rio de Janeiro/RJ

  • O que a Cognita realizou

    Desenvolvimento do sistema de pesquisas e aplicativo mobile para pesquisa em campo, hospedagem, suporte técnico e treinamento de equipes da prefeitura

  • Nº de pessoas beneficiadas

    Mais de 5.000 jovens

O Para Pesquisa foi utilizado na coleta de dados em 10 comunidades participantes do programa UPP Social do Instituto Pereira Passos, no trabalho “Agentes da Transformação” em agosto de 2013.

O Para Pesquisa permitiu ao programa levantar os dados de 5,4 mil jovens das comunidades e assim montar o perfil da juventude nas UPPs. As pesquisas também foram realizadas por jovens moradores das comunidades, que coletaram os dados utilizando tablets com conexão 3G ou EDGE.

Agentes da Transformação

Perfil da Juventude das Áreas Pacificadas

Com o processo de pacificação de comunidades do Rio de Janeiro, a necessidade de saber quem são e o que pensam os moradores dessas comunidades tornou-se uma demanda importante para o poder público e para a iniciativa privada. Afinal, reunir informações sobre essas populações é o primeiro passo para a tomada de decisões que insiram as pessoas das regiões pacificadas na dinâmica da cidade.

Nesse contexto, o Instituto TIM, em parceria com o Instituto Pereira Passos, da prefeitura do Rio de Janeiro, criou o projeto Agentes da Transformação. A iniciativa levou às ruas jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas para pesquisar e conhecer a realidade de outros jovens dessas mesmas comunidades. O projeto supre uma demanda que não é atendida pelas pesquisas domiciliares tradicionais: temas que interessam especificamente aos jovens, como esporte, cultura, acesso financeiro, empreendedorismo e qualidade de serviços públicos. Ao mesmo tempo, o projeto permite aos jovens conhecer uma alternativa de qualificação profissional e inclusão produtiva.

Jovens em ação

O projeto Agentes da Transformação recrutou 110 jovens de 10 comunidades diferentes para realizar uma pesquisa de campo, domiciliar, focada justamente na relação do jovem de baixa renda com o mercado de trabalho, a educação, a família e o lazer; uma espécie de censo da juventude de favela, e assim, traçar um perfil da geração que tem entre 14 e 24 anos.

O que é Para Pesquisa

Para Pesquisa é um software livre para criação de formulários desenvolvido para empresas e instituições interessadas em aplicar pesquisas em campo, nas áreas de saúde, educação, moradia, meio ambiente, entre outras. Funciona com um aplicativo instalado em tablet e smartphone com sistema operacional Android.

Os formulários podem ser preenchidos tanto online quanto offline, e depois são transmitidos pela internet e armazenados em plataforma web. Nessa plataforma, gestores podem criar novos formulários e acompanhar o desenvolvimento das pesquisas.

Conheça melhor o Para Pesquisa

Publicações

Matérias relacionadas à aplicação do Para Pesquisa no projeto Agentes da Transformação do Instituto Pereira Passos – Prefeitura do Rio de Janeiro

Geração UPP: maioria não tem religião e prefere shopping a baile

Abril de 2014
Ver no site de origem

UPP Social cria projeto com Instituto TIM para fazer censo da juventude em comunidades

Abril de 2014
Ver no site de origem

Geração UPP: estudo traça perfil da juventude

Março de 2014
Ver no site de origem

Projeto traça perfil do jovem de comunidades pacificadas

Dezembro de 2013
Ver no site de origem

Projeto do Agentes da transformação vence Prêmio ARede 2014

Novembro de 2014
Ver no site de origem

Prêmio ARede 2014 - Setor Privado

Novembro de 2014
Ver no site de origem