ZUP Boa Vista • dez/2015

Boa Vista adota ZUP como novo sistema de gestão pública

Prefeitura de Boa Vista

Foto: Diego Dantas / Instituto Tim
  • Onde foi aplicado

    Prefeitura de Boa Vista

  • O que Cognita realizou

    Customização do sistema, mapeamento de fluxos de operação, parametrização do sistema, hospedagem, suporte técnico e treinamento de usuários

  • Nº DE PESSOAS BENEFICIADAS

    2500 cidadãos e 117 agentes municipais de 22 secretarias da prefeitura.

A partir de uma parceria com o Instituto Tim, a Prefeitura de Boa Vista conta com o novo sistema digital ZUP – Zeladoria Urbana Participativa, que contribui para a melhoria da gestão dos processos internos, dando mais eficiência e agilidade e inclui o aplicativo ZUP Técnico, para que os agentes municipais  possam construir inventários em campo e fiscalizar problemas da cidade e o gestor de relatos de problemas e de inventários.

Lançamento

Em 2 de dezembro de 2015 Boa Vista lançou sua instalação da plataforma ZUP. O evento foi realizado no Palácio 9 de Julho, sede da Prefeitura, e teve a participação da prefeita Teresa Surita, dos secretários municipais de Inclusão Digital, Arthur Henrique Brandão, de Gestão Social, Simone Andrade, e de Obras e Urbanismo, Raimundo Maia, do deputado estadual Jorge Everton, do vereador Mauricélio Fernandes e da representante do Instituto TIM Jaqueline Pina.

ZUP Gestão

O ZUP Gestão está em operação em Boa Vista desde julho de 2015. Agora as demandas da sociedade recebidas pelo 156 são administradas por meio do VcBV (nome dado à aplicação do ZUP em Boa Vista), desde a notificação até a resolução. Diversas secretarias e superintendências municipais utilizam o sistema, que até o momento já registrou mais de 9,5 mil solicitações.

Além dos relatos que chegam via 156/VcBV, o ZUP Gestão também acompanha os dados que chegam pelo trabalho em campo dos técnicos da Prefeitura utilizando os aplicativos ZUP Inventários e ZUP Fiscal.

ZUP Técnico e Gestor de Inventários

Nessa primeira etapa, o ZUP Técnico e o ZUP Gestor de Inventários estão sendo utilizados pela Secretaria Municipal de Gestão Social com foco nos programas sociais do município, como o acompanhamento de famílias cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida, com mais de 1.346 famílias cadastradas até o momento e no Cadastro Habitacional Municipal com 1.337 lares cadastrados até o momento.

A Secretaria de Saúde também está utilizando o ZUP Técnico e o Gestor de Inventários na construção do inventário de focos de dengue e zika virus na cidade.

 

ZUP Fiscal

A Diretoria de Vigilância Sanitária também está adotando o ZUP na fiscalização de estabelecimentos, por meio do aplicativo ZUP Fiscal.

 

Publicações

Confira as notícias publicadas a respeito deste case.

Parceria Tim: Boa Vista é a primeira cidade do norte e nordeste a receber plataforma digital para execução de serviços públicos

2 de dezembro de 2015
Ver no site de origem

Boa Vista vai utilizar plataforma digital para acompanhar serviços públicos

2 de dezembro de 2015
Ver no site de origem

Teresa Surita: Boa Vista é a primeira cidade da Região Norte a lançar a plataforma ZUP

2 de dezembro de 2015
Ver no site de origem

ZUP é lançado no Rio e em Boa Vista

8 de dezembro de 2015
Ver no site de origem