ZUP Boa Vista • dez/2015

ZUP no combate ao Aedes aegypti em Boa Vista

Prefeitura de Boa Vista

  • Onde está sendo aplicado

    Boa Vista, inicialmente no bairro Bela Vista

  • Campanha

    Boa Vista contra o Zika Vírus

  • Nº DE PESSOAS BENEFICIADAS

    320.714 (população estimada de Boa Vista)

Agentes de endemias da prefeitura de Boa Vista estão utilizando o sistema ZUP para ajudar no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue a Zika. A nova tecnologia começou a ser usada a partir do bairro Bela Vista, durante o lançamento da campanha “Boa Vista contra o Zika Vírus”.

Boa Vista contra o Zika Vírus

ZUP Gestão de Inventários + ZUP Técnico

Em 20/12/15 foi lançada a campanha “Boa Vista contra o Zika Vírus”. Desde então a plataforma ZUP está sendo utilizada pelos agentes de saúde em campo, por meio do aplicativo mobile, que registram a localização dos focos do mosquito, as ações realizadas para combatê-los, e também cadastram as casas da região.

Os registros cadastrados no sistema agora fazem parte do mapeamento urbano sobre os focos do Aedes aegypti, que ficará à disposição da prefeitura.

De acordo com o secretário de Inclusão Digital, Arthur Brandão Machado, esta primeira ação é de conscientização e registro das ocorrências, eliminando o uso de folhas de papel, que tornava o trabalho mais lento e mais pesado. “80% das pessoas capacitadas têm celulares com a tecnologia necessária para uso do ZUP. Desta forma, vamos conseguir registrar em um mapa georreferenciado os resultados obtidos com as visitas e fazer uma avaliação dos esforços para contribuir com o planejamento de novas ações”, afirmou.

 

“O aplicativo ZUP oferece uma ferramenta que nos permite avaliar os resultados, ou seja, quantos focos foram identificados e quantos foram eliminados. Permite o cadastramento e localização da casa, do criadouro, do processo de educação em saúde do morador e a eliminação do foco”, explicou o superintendente municipal de Vigilância e Saúde, Emerson Capistrano.

Para o agente de mobilização Renato Sena, o sistema facilita o trabalho do agente no campo. “Agora tudo é online: os registros de infestação, as casas que foram e não foram visitadas, etc. Um ponto positivo é a agilidade destes processos para nós.”

Publicações

Confira as notícias publicadas a respeito deste case.

ZUP ajuda a combater o mosquito aedes aegypti em Boa Vista

28 de dezembro de 2015
Ver no site de origem

ZUP no combate ao Aedes aegypti

4 de janeiro de 2016
Ver no site de origem