Prefeitura do Rio de Janeiro - Instituto Pereira Passos
Rio de Janeiro/RJ
Desenvolvimento do sistema de pesquisas e aplicativo mobile para pesquisa em campo, hospedagem, suporte técnico e treinamento de equipes da prefeitura
Mais de 5.000 jovens
O Para Pesquisa foi utilizado na coleta de dados em 10 comunidades participantes do programa UPP Social do Instituto Pereira Passos, no trabalho “Agentes da Transformação” em agosto de 2013.
O Para Pesquisa permitiu ao programa levantar os dados de 5,4 mil jovens das comunidades e assim montar o perfil da juventude nas UPPs. As pesquisas também foram realizadas por jovens moradores das comunidades, que coletaram os dados utilizando tablets com conexão 3G ou EDGE.
Com o processo de pacificação de comunidades do Rio de Janeiro, a necessidade de saber quem são e o que pensam os moradores dessas comunidades tornou-se uma demanda importante para o poder público e para a iniciativa privada. Afinal, reunir informações sobre essas populações é o primeiro passo para a tomada de decisões que insiram as pessoas das regiões pacificadas na dinâmica da cidade.
Nesse contexto, o Instituto TIM, em parceria com o Instituto Pereira Passos, da prefeitura do Rio de Janeiro, criou o projeto Agentes da Transformação. A iniciativa levou às ruas jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas para pesquisar e conhecer a realidade de outros jovens dessas mesmas comunidades. O projeto supre uma demanda que não é atendida pelas pesquisas domiciliares tradicionais: temas que interessam especificamente aos jovens, como esporte, cultura, acesso financeiro, empreendedorismo e qualidade de serviços públicos. Ao mesmo tempo, o projeto permite aos jovens conhecer uma alternativa de qualificação profissional e inclusão produtiva.
O projeto Agentes da Transformação recrutou 110 jovens de 10 comunidades diferentes para realizar uma pesquisa de campo, domiciliar, focada justamente na relação do jovem de baixa renda com o mercado de trabalho, a educação, a família e o lazer; uma espécie de censo da juventude de favela, e assim, traçar um perfil da geração que tem entre 14 e 24 anos.
Para Pesquisa é um software livre para criação de formulários desenvolvido para empresas e instituições interessadas em aplicar pesquisas em campo, nas áreas de saúde, educação, moradia, meio ambiente, entre outras. Funciona com um aplicativo instalado em tablet e smartphone com sistema operacional Android.
Os formulários podem ser preenchidos tanto online quanto offline, e depois são transmitidos pela internet e armazenados em plataforma web. Nessa plataforma, gestores podem criar novos formulários e acompanhar o desenvolvimento das pesquisas.
Conheça melhor o Para PesquisaMatérias relacionadas à aplicação do Para Pesquisa no projeto Agentes da Transformação do Instituto Pereira Passos – Prefeitura do Rio de Janeiro
Ver no site de origemGeração UPP: maioria não tem religião e prefere shopping a baile
Abril de 2014
Ver no site de origemUPP Social cria projeto com Instituto TIM para fazer censo da juventude em comunidades
Abril de 2014