Prefeitura do Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio de Janeiro – Centro de Operações (COR)
Customização do sistema, mapeamento de fluxos de operação, parametrização do sistema, hospedagem, suporte técnico e treinamento de usuários
300 agentes municipais
O ZUP Rio foi lançado na sala de crise do Centro de Operações Rio (COR) para contribuir com a gestão das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.
O ZUP, software livre desenvolvido pela Cognita Tecnologia Social, foi implantado inicialmente na Secretaria de Conservação da prefeitura do Rio, e no primeiro ano de trabalho o foco foi a consolidação do processo de fiscalização; a cidade já possuía um aplicativo para gestão participativa dos munícipes, mas não contava com um software que permitisse a vistoria técnica dos problemas reportados pelos munícipes e pelos fiscais, a fiscalização da sua resolução e a gestão de Big Data proveniente de inventários de ativos municipais para melhoria do planejamento de manutenção.
Na segunda fase do ZUP Rio, a cidade tem focalizado em ajustar a plataforma para a gestão de megaeventos.
Assim o ZUP, agora implementado no Centro de Operações, será uma ferramenta de gestão da cidade. Com ele, teremos a possibilidade de gerir e agir sobre as diversas ocorrências com que a cidade lida no dia a dia, com a facilidade de ser uma ferramenta mobile onde teremos acesso de forma quase instantânea do que acontece na cidade 24h por dia. Com isso, tornamos o Centro de Operações Rio um dos maiores concentradores de Big data do país e do mundo.
Com a grande fonte de dados que vamos receber com a ferramenta ZUP Rio, teremos a possibilidade de gerar inúmeros dados em BI sobre os dados colhidos não somente com as informações do ZUP Rio como também cruzar informações de outras inúmeras entradas de dados do Centro de Operações Rio.
Nossa maior expectativa é transformar o ZUP Rio na ferramenta de gestão da cidade, com isso nada melhor que termos o maior evento do mundo para colocarmos em prática todas as funcionalidade a prova.
O maior legado que teremos é a continuidade de uma grande ferramenta de gestão, compartilhando com os futuros organizadores de Olimpíadas e de outros eventos. Além disso, teremos também um big data e a possibilidade quase infinitas de BI sobre os dados colhidos.
Ver no site de origemPrefeitura lança aplicativo para agilizar solução de problemas do Rio
15 de junho de 2016