ZUP Rio na gestão das Olímpíadas 2016

ZUP Rio é lançado na sala de crise do Centro de Operações Rio (COR) para contribuir com a gestão das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.

Onde foi aplicado

Centro de Operações Rio (COR)

Período

2016

Case

Responsabilidade Social / Smart City

Alcance

300 agentes municipais

O ZUP (Zeladoria Urbana Participativa)* foi implantado inicialmente na Secretaria de Conservação da prefeitura do Rio, e no primeiro ano de trabalho o foco foi a consolidação do processo de fiscalização.
A cidade já possuía um aplicativo para gestão participativa dos munícipes, mas não contava com um software que permitisse a vistoria técnica dos problemas reportados pelos munícipes e pelos fiscais, a fiscalização da sua resolução e a gestão de Big Data proveniente de inventários de ativos municipais para melhoria do planejamento de manutenção.
*ZUP é um software livre criado pelo Instituto Tim e desenvolvido pela Cognita

Gestão de megaeventos

Na segunda fase do ZUP Rio, a cidade tem focalizado em ajustar a plataforma para a gestão de megaeventos.

Assim o ZUP, agora implementado no Centro de Operações, será uma ferramenta de gestão da cidade. Com ele, será possível gerir e agir sobre as diversas ocorrências com que a cidade lida no dia a dia, com a facilidade de ser uma ferramenta mobile com acesso de forma quase instantânea do que acontece na cidade 24h por dia. Com isso, o Centro de Operações Rio torna-se um dos maiores concentradores de Big data do país e do mundo.

Com a grande fonte de dados que serão recebidos com a ferramenta ZUP Rio, será possível gerar inúmeros dados em BI sobre os dados colhidos não somente com as informações do ZUP Rio como também cruzar informações de outras inúmeras entradas de dados do Centro de Operações Rio.

“Esse aplicativo representa o recebimento, por uma única ferramenta, de informações mais organizadas sobre determinada ocorrência. Através da sua utilização por agentes operacionais, conseguiremos obter informações georreferenciadas, que nos darão uma clareza maior sobre o que está acontecendo e a sua localização exata. É uma iniciativa que vai enriquecer a visão do COR e contribuir com a nossa função de coordenar ajustes operacionais nos grandes eventos. Esse trabalho vai minimizar possíveis impactos negativos de ocorrências na rotina da cidade.”
Pedro Junqueira, chefe-executivo de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio
“Através desse aplicativo, conseguimos inventariar e analisar o tempo de dinamismo de cada ocorrência no Rio de Janeiro. Isso tudo forma um grande banco de dados, através do qual conseguimos dimensionar e planejar cada vez melhor, dando mais velocidade ao nosso tempo de resposta. Não se trata de um aplicativo de eventos, mas de uma ferramenta criada para a operação da cidade. É um aplicativo sem custo algum para a prefeitura, que terá como seu principal cliente o cidadão.”
Marcus Belchior, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos

Publicações

g1.globo.com
rio.rj.gov.br

Cases relacionados

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)