Onboarding digital em Take Blip

Como Take Blip escalou em 5x seu Onboarding, com 92% de satisfação e 330% de ROI
Jornada de Onboarding Digital

Onde foi aplicado

Take Blip Brasil

Período

2021 (12 meses)

Case

Onboarding Corporativo

Alcance

953 Onboardings

Ajudamos Take Blip na Transformação Digital do Onboarding, construindo uma solução:

Escalável

953 Onboardings realizados em 12 meses, um aumento de 502%

Adaptativa

Com Jornadas de aprendizagem personalizadas por área e papel

Significativa

Com base na co-construção e colaboração social, recebendo 8k+ de feedbacks e comentários

Enxuta

Redução de 68% ou 109h na duração do onboarding

Data driven

Com 92% de Satisfação e 87% de Conclusão

Com alto retorno

Alcançando 330% de ROI apenas no 1º ano

Dados de 2021, em comparação com o ano anterior

Em 2020, Take Blip iniciava um processo de crescimento acelerado,

num contexto de aumento de turnover e precisava de um Onboarding digital que possibilitasse:

Onboarding Digital

O crescimento acelerado traz muitos desafios e exige um processo de integração escalável e assertivo. Mas se feito de forma inadequada, pode ter efeitos devastadores em uma organização.

1/3 executivos globais citaram que a qualidade de sua integração estava abaixo do padrão.

(ClickBoarding , 2020)

Funcionários com boa experiência de integração têm 18x mais chances de se sentirem altamente comprometidos com suas empresas.

(BambooHR, 2018)

Então ideamos e criamos um

Onboarding integrado, escalável e personalizado.

Para superar os desafios apresentados, criamos uma Jornada integrando
Onboarding Institucional + Técnico
apresentada em uma Missão em que cada novo colaborador precisa concluir para obter o Passaporte Take, realizando atividades individuais e em grupo, avaliações teóricas e desafios práticos ao logo das trilhas de aprendizagem.
Um processo totalmente digital, escalável e personalizado, por meio de sequências adaptativas que alteram a jornada do novo colaborador em função da sua respectiva Área e Papel.
Jornada de Onboarding Digital

Que oferece uma experiência

significativa...

Abordando conhecimentos relevantes para cada colaborador, para facilitar a integração à organização e a sua cultura; com foco nos conhecimentos necessários para apoiar seu sucesso no novo papel, incluindo métodos, técnicas, tecnologias e ritos.
colaborativa e engajadora.

Uma jornada na qual os conhecimentos deixam de ser estáticos e passam a ser enriquecidos pelos próprios participantes com reflexões, feedbacks, dicas e sentimentos. Promovendo que todos compartilhem suas opiniões — Divergir é uma chance para aprender.

Mas não em um fórum isolado e descontextualizado, e sim em uma thread do próprio conteúdo, expandindo-o e enriquecendo-o com outros pontos de vista. Favorecendo assim, o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e fortalecendo, ao mesmo tempo, o engajamento e o sentimento de pertencimento à organização.
Em 2021, foram publicados na Blip University:
1
Comentários e postagens
(em sua maioria pelos novos colaboradores em Onboarding)
Com um índice de
10 ,5%
Participação
Em um média de
1 ,7
Publicações/pessoa
1
Trilhas de
Onboarding
2 institucionais +
7 de áreas e papéis
1 h
Conteúdos e
atividades
enxutos, visuais e interativos
1
Autores-
especialistas
formados pela metodologia Cognita

Com trilhas de conhecimento

co-construídas

pela combinação de expertises: líderes das áreas da Take Blip + especialistas em educação da Cognita
A concepção de conteúdos é também uma jornada de aprendizagem, onde os autores-especialistas aprendem a sistematizar os conhecimentos e refletem sobre as próprias experiências práticas.
Ao longo de 5 sprints de co-construção, os líderes técnicos compilam todo o conhecimento interno existente para elaborar matrizes de conhecimento, sequências didáticas, narrativas, atividades práticas e desafios.
Um método que promove o conhecimento nascido da reflexão sobre a própria prática, e de um diálogo de alinhamento de visões, métodos, técnicas e ferramentas com os colegas da própria área e de outras áreas presentes na jornada do produto ou serviço. Dando origem a um conhecimento significativo, nascido dos desafios dos próprios times e ancorado na cultura da organização.
“Grata ao D. Luzzi, e seu time, que me ensinaram tanto! A educação mudou minha vida e por isso acredito muito no potencial de transformação da educação. É preciso humildade para reconhecer que sabemos muito de bot, mas pouco sobre como tornar informação em conhecimento.”
— Autora-especialista (Take Blip)

Uma solução orientada a dados,

um Onboarding data driven.

Que supera o achismo na tomada de decisão, evoluindo para uma gestão baseada em evidências, com métricas e indicadores que possibilitam a melhoria contínua, tanto dos processos de aprendizagem dos participantes quanto das trilhas de conhecimento, considerando:
Experiência e engajamento
para entender como o usuário se comporta e acompanhar seu nível de satisfação e de participação
Pedagógicos formativos
para identificar fortalezas e fraquezas, enriquecer significados, descobrir novos pontos de vista
Gestão ágil
para acompanhar o progresso das iniciativas, identificar pontos de melhoria, possibilitar o cálculo de ROI, etc
Pedagógicos somativos
para verificar os ganhos de aprendizagem dos alunos
Apesar da eficiência conhecida, 55% das empresas dizem que não medem a eficácia dos programas de integração.
(Businesswire, 2018)

Depoimentos

“Até o momento estou admirado com tanto conhecimento adquirido em tão pouco tempo. A trilha, além de dar um norte, nos inspira a entender mais sobre todo o processo da empresa e se sentir muito bem recebido pela empresa, está sendo a melhor experiência de onboarding que tive em uma empresa.”

— Colaborador-Aluno (Take Blip)
“Esse foi o melhor treinamento corporativo que eu já fiz!”
— Colaborador-Aluno (Take Blip)
“Encantado! Digo isso de uma forma geral desde o início da trilha. A forma esclarecedora do conteúdo, fornecendo sempre textos e vídeos complementares, compartilhando cases de sucesso e pela maneira como tornaram essa leitura tão leve e prazerosa.”
— Colaborador-Aluno (Take Blip)
“Feliz por encontrar algo tão rico e preparado com tanta excelência e carinho.”
— Colaborador-Aluno (Take Blip)

Take Blip é uma empresa de tecnologia com uma longa trajetória, que tem vivenciado nos últimos 20 anos, inúmeras mudanças tecnológicas, transformando-se para manter seu propósito – Facilitar a comunicação entre empresas e pessoas – e a sua cultura e valores, colocando as pessoas no centro.

Take Blip lidera um dos segmentos tecnológicos de maior inovação e crescimento: chatbots, contatos inteligentes, comércio conversacional e AI aplicada à melhoria da jornada do cliente. Com mais de 125 mil bots criados e 20 bilhões de mensagens trafegadas na plataforma.

Em 2020, após fechar sua rodada de financiamento da Série A com
$100 MM, liderada pela empresa americana de private equity Warburg Pincus, iniciou um ciclo de forte crescimento nas suas operações brasileiras, passando de 200 colaboradores em Dezembro de 2020 a mais de 1.000 colaboradores em Dezembro de 2021.

E isso é só o começo, já que a empresa está lançando a sua expansão internacional para os EUA, Europa e LATAM. 

Cases relacionados

Blip University, rede de aprendizagem dos Take.seres

Take Blip

Uma rede de aprendizes para co-criar e compartilhar conhecimentos e experiências para potencializar continuamente as capacidades de cada Take.ser de criar resultados inovadores, transformando Take Blip numa organização de aprendizagem e a Blip University num dos motores da organização.

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)