Onboarding digital em Take Blip

Como Take Blip escalou em 5x seu Onboarding, com 92% de satisfação e 330% de ROI

Onde foi aplicado

Take Blip Brasil

Período

2021 (12 meses)

Case

Corporativo

Alcance

953 Onboardings

Ajudamos Take Blip na Transformação Digital do Onboarding, construindo uma solução:

Escalável

953 Onboardings realizados em 12 meses, um aumento de 502%

Adaptativa

Com Jornadas de aprendizagem personalizadas por área e papel

Significativa

Com base na co-construção e colaboração social, recebendo 8k+ de feedbacks e comentários

Data driven

Redução de 68% ou 109h na duração do onboarding

Escalável

Com 92% de Satisfação e 87% de Conclusão

Com alto retorno

Alcançando 330% de ROI apenas no 1º ano

Dados de 2021, em comparação com o ano anterior

Em 2020, Take Blip iniciava um processo de crescimento acelerado,

num contexto de aumento de turnover e precisava de um Onboarding digital que possibilitasse:

O crescimento acelerado traz muitos desafios e exige um processo de integração escalável e assertivo. Mas se feito de forma inadequada, pode ter efeitos devastadores em uma organização.

1/3 executivos globais citaram que a qualidade de sua integração estava abaixo do padrão.

(ClickBoarding , 2020)

Funcionários com boa experiência de integração têm 18x mais chances de se sentirem altamente comprometidos com suas empresas.

(BambooHR, 2018)

Então ideamos e criamos um

Onboarding integrado, escalável e personalizado.

Para superar os desafios apresentados, criamos uma Jornada integrando
Onboarding Institucional + Técnico
apresentada em uma Missão em que cada novo colaborador precisa concluir para obter o Passaporte Take, realizando atividades individuais e em grupo, avaliações teóricas e desafios práticos ao logo das trilhas de aprendizagem.
Um processo totalmente digital, escalável e personalizado, por meio de sequências adaptativas que alteram a jornada do novo colaborador em função da sua respectiva Área e Papel.

Que oferece uma experiência

significativa...

Abordando conhecimentos relevantes para cada colaborador, para facilitar a integração à organização e a sua cultura; com foco nos conhecimentos necessários para apoiar seu sucesso no novo papel, incluindo métodos, técnicas, tecnologias e ritos.
colaborativa e engajadora.

Uma jornada na qual os conhecimentos deixam de ser estáticos e passam a ser enriquecidos pelos próprios participantes com reflexões, feedbacks, dicas e sentimentos. Promovendo que todos compartilhem suas opiniões — Divergir é uma chance para aprender.

Mas não em um fórum isolado e descontextualizado, e sim em uma thread do próprio conteúdo, expandindo-o e enriquecendo-o com outros pontos de vista. Favorecendo assim, o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e fortalecendo, ao mesmo tempo, o engajamento e o sentimento de pertencimento à organização.
Em 2021, foram publicados na Blip University:
1
Comentários e postagens
(em sua maioria pelos novos colaboradores em Onboarding)
Com um índice de
10 ,5%
Participação
Em um média de
1 ,7
Publicações/pessoa
1
Trilhas de Onboarding
2 institucionais +
7 de áreas e papéis
1 h
Conteúdos e atividades
enxutos, visuais e interativos
1
Autores-especialistas
formados pela metodologia Cognita

Com trilhas de conhecimento

co-construídas

pela combinação de expertises: líderes das áreas da Take Blip + especialistas em educação da Cognita
A concepção de conteúdos é também uma jornada de aprendizagem, onde os autores-especialistas aprendem a sistematizar os conhecimentos e refletem sobre as próprias experiências práticas.
Ao longo de 5 sprints de co-construção, os líderes técnicos compilam todo o conhecimento interno existente para elaborar matrizes de conhecimento, sequências didáticas, narrativas, atividades práticas e desafios.
Um método que promove o conhecimento nascido da reflexão sobre a própria prática, e de um diálogo de alinhamento de visões, métodos, técnicas e ferramentas com os colegas da própria área e de outras áreas presentes na jornada do produto ou serviço. Dando origem a um conhecimento significativo, nascido dos desafios dos próprios times e ancorado na cultura da organização.
“Grata ao D. Luzzi, e seu time, que me ensinaram tanto! A educação mudou minha vida e por isso acredito muito no potencial de transformação da educação. Espero que a Take aproveite muito o privilégio que tem, de ter um educador para mostrar o caminho. É preciso humildade para reconhecer que sabemos muito de bot, mas pouco sobre como tornar informação em conhecimento.”
— Autora-especialista (Take Blip)

Uma solução orientada a dados,

um Onboarding data driven.

Que supera o achismo na tomada de decisão, evoluindo para uma gestão baseada em evidências, com métricas e indicadores que possibilitam a melhoria contínua, tanto dos processos de aprendizagem dos participantes quanto das trilhas de conhecimento, considerando:
Experiência e engajamento
para entender como o usuário se comporta e acompanhar seu nível de satisfação e de participação
Pedagógicos formativos
para identificar fortalezas e fraquezas, enriquecer significados, descobrir novos pontos de vista
Gestão ágil
para acompanhar o progresso das iniciativas, identificar pontos de melhoria, possibilitar o cálculo de ROI, etc
Pedagógicos somativos
para verificar os ganhos de aprendizagem dos alunos
Apesar da eficiência conhecida, 55% das empresas dizem que não medem a eficácia dos programas de integração.
(Businesswire, 2018)

Depoimentos

“Até o momento estou admirado com tanto conhecimento adquirido em tão pouco tempo. A trilha, além de dar um norte, nos inspira a entender mais sobre todo o processo da empresa e se sentir muito bem recebido pela empresa, está sendo a melhor experiência de onboarding que tive em uma empresa.”

— Colaborador-Aluno (Take Blip)
“Esse foi o melhor treinamento corporativo que eu já fiz!”
— Colaborador-Aluno (Take Blip)
“Encantado! Digo isso de uma forma geral desde o início da trilha. A forma esclarecedora do conteúdo, fornecendo sempre textos e vídeos complementares, compartilhando cases de sucesso e pela maneira como tornaram essa leitura tão leve e prazerosa.”
— Colaborador-Aluno (Take Blip)
“Feliz por encontrar algo tão rico e preparado com tanta excelência e carinho.”
— Colaborador-Aluno (Take Blip)

Take Blip é uma empresa de tecnologia com uma longa trajetória, que tem vivenciado nos últimos 20 anos, inúmeras mudanças tecnológicas, transformando-se para manter seu propósito – Facilitar a comunicação entre empresas e pessoas – e a sua cultura e valores, colocando as pessoas no centro.

Take Blip lidera um dos segmentos tecnológicos de maior inovação e crescimento: chatbots, contatos inteligentes, comércio conversacional e AI aplicada à melhoria da jornada do cliente. Com mais de 125 mil bots criados e 20 bilhões de mensagens trafegadas na plataforma.

Em 2020, após fechar sua rodada de financiamento da Série A com
$100 MM, liderada pela empresa americana de private equity Warburg Pincus, iniciou um ciclo de forte crescimento nas suas operações brasileiras, passando de 200 colaboradores em Dezembro de 2020 a mais de 1.000 colaboradores em Dezembro de 2021.

E isso é só o começo, já que a empresa está lançando a sua expansão internacional para os EUA, Europa e LATAM. 

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)