Fora da Escola Não Pode! • set/2015

Sistema de busca ativa de crianças fora da escola

UNICEF, UNDIME e CONSEAD

  • Onde será aplicado

    20 municípios de diferentes portes, localizados em regiões vulneráveis e que possuam altos índices de crianças e adolescentes fora da escola

  • O que a Cognita está realizando

    Concepção, desenho e desenvolvimento da solução tecnológica para a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola

Com o objetivo de oferecer aos municípios brasileiros uma abordagem inovadora de busca ativa de crianças fora da escola, o Instituto TIM se juntou ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na mobilização Fora da Escola Não Pode – iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar. A nova parceria prevê o desenvolvimento de uma solução tecnológica que permitirá aos municípios identificar de forma mais simples e ágil quem são as crianças e adolescentes fora da escola utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

A Plataforma de busca ativa é um software livre desenvolvido pela Cognita.

Objetivo do projeto

O objetivo é oferecer aos municípios brasileiros uma solução tecnológica para a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). “Uma das coisas principais é encontrar a criança, mas a pergunta-chave que a ferramenta vai ajudar a responder é por que essa criança não está na escola”, explicou o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl. Com essas informações, os municípios poderão criar políticas públicas efetivas para combater a exclusão escolar.

A solução tecnológica vai potencializar a articulação das mais diversas áreas do poder público, pois todos terão acesso à mesma base de dados. O sistema permite que cada município faça o acompanhamento de suas crianças fora da escola, cruze informações por meio de filtros, identifique as maiores demandas, classifique-as por bairro ou faixa etária, consulte os casos que estão em aberto e os casos solucionados, entre outras ações. Com esse tipo de informação de qualidade, os gestores públicos terão mais subsídios para monitorar e tomar decisões sobre como enfrentar a exclusão escolar em seu município.

O sistema de busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola está atualmente em desenvolvimento e será lançado em Setembro de 2015.

Publicações

Veja as matérias já publicadas a respeito deste projeto.

Instituto TIM e Unicef desenvolvem solução para busca ativa de crianças fora da escola

Junho de 2015
Ver no site de origem

Instituto Tim se une ao Unicef para identificar crianças que estão fora da escola

Junho de 2015
Ver no site de origem