MHealth facilita coleta de dados em ações comunitárias de saúde e educação

A Pastoral da Criança conta com a aplicação MHealth, que funciona de maneira simples e requer recursos básicos, para ampliar e otimizar a atuação dos agentes de campo no Programa de vigilância em saúde comunitária, em todo território nacional.

Onde foi aplicado

Rede Nacional da Pastoral da Criança

Período

2012

Case

Responsabilidade Social

Atividades Desenvolvidas

O aplicativo foi desenvolvido em base ao framework do RapidSMS da UNICEF para coleta de dados dos voluntários da pastoral da criança em todo o pais no programa de vigilância em saúde comunitária (acompanhamento do conselho de saúde) e (acompanhamento e avaliação das ações básicas de saúde e educação na comunidade), via sms e internet.
O RapidSMS nasceu no grupo de Inovação da UNICEF e é uma plataforma que serve para construir aplicações que dependem de entrada de dados via SMS. Com a plataforma é possível estruturar diversas formas de coleta de dados via agentes no campo para os mais diversos setores e integrar com ferramentas que podem, em tempo real, processar dados com precisão estatística, cruzar referências, detectar tendências, controlar recursos e transmitir informações.
Usando um recurso básico disponível em qualquer celular, ainda que com baixa qualidade de sinal, os agentes de campo adquirem poder de receber informações específicas, em questão de segundos, usando algoritmos para processar dados de diversas fontes e resumir uma instrução em um SMS de resposta, ou sinalizar a outros sistemas – até mesmo em outras organizações.
Em um cenário onde não há conexão com internet e/ou sinal de celular, o aplicativo possibilita ao agente de campo coletar dados mesmo em áreas sem possibilidade de conexão celular. O voluntário abrirá o programa, responderá os questionários e as respostas ficarão armazenadas no celular até que o dispositivo móvel tenha conexão. Quando o mesmo chegar numa área com conectividade o mesmo poderá enviar o formulário previamente armazenado no celular.
A aplicativo pode ser usado em celulares de baixo custo, smartphones, desktops e notebook.

Cases relacionados

Fora da Escola Não Pode!

UNICEF, UNDIME e CONSEAD

Sistema de busca ativa de crianças fora da escola permite aos municípios identificar de forma mais simples e ágil quem são as crianças e adolescentes fora da escola utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)