Formação de professores em Educação Ambiental e Saneamento Básico

Nosso curso Educar Sociedades Sustentáveis, de 60h, desenvolvido em parceria com a FSP-USP, é aplicado na formação de 75 professores de escolas de ensino fundamental da Prefeitura da Cidade de São Paulo em Educação Ambiental para o Saneamento Básico.

Onde foi aplicado

Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo

Período

2012

Case

Responsabilidade Social

Alcance

75 professores de 7 escolas de ensino fundamental

O projeto foi desenvolvido junto a FSP-USP para formar professores de escolas de ensino fundamental da Prefeitura da Cidade de São Paulo em Educação Ambiental para o Saneamento Básico.
Este curso foi a base da tese de doutoramento em ciências de aluno da área de concentração de serviços de saúde pública da FSP-USP.

Características do curso

O curso, de 60 horas de duração, trabalha sobre núcleos conceituais relacionados aos seguintes temas: padrões de produção, padrões de consumo, degradação e nível de consumo, saneamento básico e sustentabilidade.
O curso apresenta mapas conceituais integradores e conteúdos animados em flash, vídeos, atividades de reflexão individual, atividades de reflexão coletiva, atividades praticas e grupos de reflexão sobre a ação.

Avaliação do curso por parte da FSP-USP

Ao final do curso percebeu-se que os professores participantes passaram a ter uma percepção mais acurada das condições do meio ambiente e do saneamento básico; apresentaram uma postura diferenciada quanto ao entendimento da influência desses fatores na determinação do nível de saúde e qualidade de vida das pessoas, segundo os depoimentos colhidos.
Os professores participantes do projeto, conhecedores da sua realidade social, econômica, política, cultural e ambiental e da realidade na qual seus alunos estavam inseridos, estimulados produziram seus próprios materiais educativos em conjunto com os seus colegas de trabalho e alunos.
Estes materiais serviram para facilitar o ensino da saúde ambiental com ênfase no saneamento básico, bem como para reforçar os conhecimentos adquiridos ou já existentes sobre o assunto, comprovando assim que o curso foi importante para a atuação prática desses profissionais.
“Gostei muito do curso, me deu a ideia de fazer uma oficina de reutilização ou reciclagem de objetos. Aqui na escola tem uma mãe de aluno que trabalha com objetos feitos de garrafas pet e pode me ajudar nessa atividade”
Aluno da turma de GFLMB
“O curso foi esclarecedor, a gente não para para pensar naquilo que praticamos de errado todos os dias.”
Aluna da turma de GFAR
“O curso é esclarecedor, aborda vários temas que a gente tinha um conhecimento superficial, aprofundou os conhecimentos, provocou reflexão, agora só falta a atitude. Não posso ouvir falar em saneamento e meio ambiente que fico ligado, o curso foi muito bom, valeu!”
Aluno da turma de GFEM

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)