Blip University, rede de aprendizagem dos Take.seres

Uma rede de aprendizes para co-criar e compartilhar conhecimentos e experiências para potencializar continuamente as capacidades de cada Take.ser de criar resultados inovadores, transformando Take Blip numa organização de aprendizagem e a Blip University num dos motores da organização

Onde foi aplicado

Take Blip Brasil

Período

2019-2022 (30 meses)

Case

Universidade Corporativa

Alcance

1.300 Take.seres (colaboradores)

Ajudamos Take Blip na construção da Blip University com:

16 Trilhas de Onboarding

Integrando as dimensões institucional e técnica numa jornada organizada por área e por papel, totalizando ~100h

10 Trilhas de Evolution e Essentials

Com 35h de experiências co-construídas compondo a Take.Seres Evolution Academy

100 Pílulas para Microlearning

Organizadas em narrativas focadas em resultados (Pílulas moleculares, estratégicas e operacionais)

2 Jornadas para Lideranças

Com a participação de 141 Líderes (C-Level, Diretoria, Gerência e Coordenação)

Engajamento da comunidade

8.563 comentários e postagens guiaram as decisões de melhorias ao longo do projeto

Uma avaliação de 4.6 / 5

Mais de 90% avaliou a experiência em nossa plataforma como "Gostei" ou "Amei"

Dados de 2019 a 2022 (30 meses)

Iniciamos nossa parceria com Take Blip em 2019, ajudando na concepção e desenvolvimento de sua universidade corporativa, a Blip University. Ao longo de 30 meses, trabalhamos em todas as camadas da organização, ecossistema (considerando clientes e parceiros), organização, times, lideranças e colaboradores; com um modelo de governança integrado, mas ao mesmo tempo distribuído em academias e núcleos, em contato direto com as necessidades e demandas de cada uma das áreas, formando uma ativa rede de sistematização e compartilhamento de experiências e conhecimentos.
*ZUP é um software livre criado pelo Instituto Tim e desenvolvido pela Cognita

Learning Design

O processo de construção de conteúdos e experiências foi desenhado como uma jornada de aprendizagem, onde cada Take.ser autor aprendeu:
  • Como elaborar matrizes de conhecimento para definir o que e quanto seria necessário saber para o exercício do seu papel
  • Elaborar storyboards com narrativas organizadas em sequências didáticas
  • Planejar atividades práticas e avaliações.
Um processo que promoveu a reflexão sobre a sua própria prática, e um diálogo de alinhamento de visões, métodos, técnicas e ferramentas com os colegas da própria área ou de outras áreas presentes na jornada do produto ou serviço. Por esse motivo, conseguimos dar vida e forma ao conhecimento nascido dos próprios desafios dos times e ancorado na cultura da organização.

Jornada educativa

Cada participante ativo foi coautor, enriquecendo as experiências de aprendizagem com suas reflexões, feedbacks e sentimentos, criando uma thread como parte do conteúdo, promovendo um verdadeiro diálogo reflexivo que favoreceu o desenvolvimento de soft skills de pensamento crítico, reflexivo e sistemático, fortalecendo ao mesmo tempo o sentimento de pertencimento à organização.
Uma rede que, superando a visão individualista, articulou e enriqueceu-se com uma diversidade de conhecimentos de indivíduos, times, lideranças, e do próprio ecossistema de negócios em que a empresa está inserida.

As academias

Co-construímos em 2021, com áreas, times e lideranças de Take Blip, 3 Academias na Blip University: Onboarding, Evolution e Leadership.
O Onboarding Academy foi um grande marco para Take Blip, permitindo à organização escalar em 5x seu Onboarding, com 92% de satisfação e 330% de ROI. Veja mais detalhes no case: Onboarding digital em Take Blip
A Evolution Academy é uma rede de experiências de aprendizagem, criada para dar sentido aos fragmentos de conhecimento, pontos de vista e valores presentes em profissionais e áreas, alinhando-os em torno do desenho de uma organização que aprende, evolui e ensina.
Uma rede que possibilite a todo Take.Ser redefinir continuamente a sua jornada, se reinventar, experimentar, assumir novas funções, assumir mais responsabilidades e evoluir continuamente pessoal e profissionalmente.
A Leadership Academy, por meio de jornadas, experiências, recursos e processos de gestão de conhecimento, é um espaço de evolução para os líderes e uma ferramenta para a promoção dos colaboradores.

Pílulas para Microlearning

Atualmente, há uma grande mudança acontecendo nas empresas: as pessoas têm menos tempo disponível, maiores responsabilidades e resultados a alcançar e tudo isso em contextos altamente dinâmicos que exigem estar sempre atualizados. Isso sem falar dos projetos urgentes ou com prazos apertados que demandam soluções rápidas e efetivas, ou de alinhamentos necessários por mudanças de estratégias corporativas.
O microlearning surge como uma alternativa de rápido alinhamento, atualização, ou reforço que consiste em pequenas pílulas de conhecimento com objetivos alinhados às taxonomias educacionais e às narrativas necessárias em cada um dos setores da organização.

A plataforma de aprendizagem

A Blip University nasceu em uma plataforma LMS desenvolvida sob medida pela Cognita, com foco na experiência de aprendizagem dos alunos.
Desenhamos e implementamos uma navegação customizada para que cada novo Take.Ser (colaborador) encontrasse a sua respectiva jornada de onboarding, de acordo com a sua área e seu papel.
Disponibilizamos diversos recursos sociais na plataforma (social learning), estimulando o compartilhamento contínuo de ideias, experiências e sugestões de melhoria. Conquistamos assim, uma alta taxa de participação, feedback e engajamento da comunidade de Take.seres que, juntamente aos dados coletados (métricas), permitiu a evolução da plataforma e das experiências propostas, por meio de melhorias baseadas em dados e sem achismos.
No início de 2022, a Blip University migrou para uma nova plataforma, a Degreed, para melhor atender novas prioridades da organização. Ajudamos Take Blip no processo de migração de todos os conteúdos, e passamos a colaborar na construção e publicação de novas trilhas na plataforma Degreed, adaptando nosso trabalho para a melhor utilização dos novos recursos disponíveis.
*ZUP é um software livre criado pelo Instituto Tim e desenvolvido pela Cognita
“A experiência da blip university é extremamente agradável, bonita e simples. Gostei muito da forma profunda que os assuntos são tratados, a sugestão de conteúdos extras e etc. Simplesmente apaixonado.”
“Excelente conteúdo. Estou achando incrível a Blip University, é muito bom conhecer a empresa como um todo e não somente o setor ou área que irei trabalhar.”
“Primeiramente, de forma geral, achei a iniciativa do Blip University muito interessante! Esse contato com as informações da empresa de forma clara e intuitiva proporcionam um maior entendimento e esclarecem alguns pontos que são, de fato, dúvidas que temos ao entrarmos na empresa.”
“Gente do céu, tá muito lindo o front desse conteúdo da Blip University! Kudos pra equipe! Babei no box de skills desenvolvidas <3 ”
“The Blip university is a very good one and educative one for aligning individual to the values and standard of the company all through there sojourn at Take Blip. The user interface is good and user friendly. Kudos to the team.”
Feedbacks de Take.seres sobre a Blip University (2020-2021)

Publicações

g1.globo.com
rio.rj.gov.br

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)