Prêmio Nutrir nas Escolas 2014

O Prêmio Nutrir nas Escolas tem o objetivo de reconhecer e promover ações práticas de educação alimentar e nutricional realizadas em escolas participantes das capacitações do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis.

Onde foi aplicado

São Paulo, Campinas, Santos, Belo Horizonte e Salvador

Período

2014

Case

Responsabilidade Social

Alcance

1.819 educadores e mais de 430 mil crianças de 873 escolas

O Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis atua na prevenção e no combate à obesidade e à desnutrição infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física.
O Prêmio Nutrir nas Escolas tem o objetivo de reconhecer e promover ações práticas de educação alimentar e nutricional realizadas em escolas participantes das capacitações do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis.

A plataforma

A plataforma “Prêmio Nutrir nas Escolas” conta com um hotsite onde os usuários podem consultar tanto as atividades em destaque como as Boas Práticas organizadas por grupo e tema e realizar comentários em cada atividades ou notícia.
O sistema de concurso permite aos professores, cozinheiras, gestores escolares, técnicos das secretarias de educação e nutricionistas se cadastrar em um dos 8 grupos temáticos em que estão organizadas as atividades (educação física, cozinheiras, nutricionistas, educação Infantil, ensino fundamental – 6,7 e 8 anos, ensino fundamental – 9 e 10 anos, monitores PSE, SMASAN-EAN).

Trilha de desafios

Uma vez no grupo, cada participante encontra uma trilha de desafios com atividades a desenvolver junto aos seus alunos para poder participar. Cada desafio é apresentado em textos, vídeos e material de aprofundamento que permite compreender a importância de realizar as atividades junto aos alunos.
Uma vez compreendidos os desafios os participantes realizam um cadastro completo das atividades com dados suficientes para que outros participantes possam replicar as atividades nas suas escolas e uma avaliação da sua própria prática considerando elementos positivos e negativos. O sistema possibilita publicar textos, vídeos e fotografias de cada uma das atividades desenvolvidas.
O sistema gera um score, em tempo real, constituído pela somatória das notas de avaliação de cada atividade, e computa automaticamente a avaliação final, definindo os ganhadores do prêmio.

Desenvolvimento do desafio especial “Medidas antropométricas”

Foi desenvolvido um sistema para que os professores realizem a avaliação do IMC de cada um dos alunos, para conhecer o estado físico dos alunos. O professor pesa aos alunos, mede a altura e a circunferência do pescoço, adiciona a idade e sexto e a plataforma calcula o Índice de Massa Corporal, o percentil de IMC e o resultado (muito abaixo do peso, abaixo do peso, normal, sobrepeso ou obesidade. A plataforma cria os gráficos individuais e da turma.

Desenvolvimento do desafio especial “Hábitos alimentares”

Foi desenvolvida uma plataforma para que os professores pesquisem sobre os costumes alimentares dos seus alunos, o que comem, o que não comem e quanto comem. A plataforma permite cadastrar a todos os alunos da turma e permite que cada aluno preencha um questionário sobre hábitos alimentares. A plataforma cria os gráficos individuais e da turma.

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)