São Bernardo lança VcSBC (ZUP) para Gestão Participativa
VcSBC (ZUP) promoveu a gestão participativa em São Bernardo do Campo, conectando cidadãos e 53 secretarias para relatar e resolver problemas urbanos via aplicativo mobile.
Ano
2015
Categoria
Tecnologia e Responsabilidade Social
Cliente
Prefeitura de São Bernardo do Campo
Setor
Gestão Pública
Resumo
Em 2015, a Prefeitura de São Bernardo do Campo implementou a plataforma ZUP, desenvolvida pela Cognita e criada pelo Instituto TIM, adotando o nome VcSBC. A iniciativa visou transformar a interação entre a administração municipal e os cidadãos, promovendo uma gestão mais participativa e eficiente dos serviços urbanos.
O case em detalhes
O VcSBC ofereceu aos munícipes um aplicativo intuitivo para relatar problemas na cidade (como buracos, problemas de iluminação, entulho), enviar fotos e acompanhar o andamento das solicitações. O novo sistema digital ZUP contribuiu para a melhoria da gestão dos processos internos, dando mais eficiência e agilidade.
Gestão Participativa
Aplicativo VCSBC
O aplicativo VcSBC é um meio de comunicação entre os moradores de São Bernardo do Campo e a prefeitura.

Do celular, tablet ou computador, o cidadão pode contribuir na gestão de sua cidade fazendo solicitações e acompanhando o andamento dos serviços solicitados por ele e por outras pessoas.
O sistema rapidamente ganhou adesão, registrando mais de 10.000 usuários cidadãos no período inicial. O VcSBC se consolidou como um canal direto e eficaz de comunicação e colaboração, melhorando a capacidade de resposta da prefeitura e o engajamento cívico na zeladoria da cidade.
Gestão Pública
Platafoma ZUP
A Prefeitura de São Bernardo do Campo também implantou a plataforma ZUP para melhorar sua gestão.

O sistema auxilia gestores públicos a reunir informações, planejar, executar e fiscalizar diversos serviços com mais eficácia – como limpeza de bueiros, retirada de entulho e poda de árvores. Com a plataforma ZUP, os administradores municipais podem gerenciar melhor os dados e informações, ampliando sua capacidade de planejamento, execução e monitoramento.
Internamente, a plataforma foi adotada por 450 agentes e gestores de 53 secretarias e departamentos, otimizando os processos de planejamento, realização e fiscalização desses serviços, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente.
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