Em um mundo onde as mudanças são contínuas e acontecem a uma velocidade vertiginosa, necessitamos construir uma educação inteligente, uma educação que comece questionando o propósito da jornada educativa e forneça subsídios para tomar melhores decisões pedagógicas e didáticas.
A pressão para aprender novos conhecimentos, saberes e habilidades está se acelerando num ritmo frenético, o que dificulta que os alunos tenham tempo para praticar o suficiente para consolidar o estudado, facilitando o esquecimento.
É um processo de intoxicação informativa, onde sobrecarregamos os alunos com fatos isolados e fragmentos de informação desorganizados; que saturam a capacidade de recepção, incrementando o síndrome da fadiga informativa que provoca ansiedade, cansaço e estresse.
Isso explica, em parte, porque muitos cursos e programas de treinamento não funcionam, consumindo recursos e tempo.
É o famoso ensino sem aprendizagem que assola alunos e organizações.
Muitos programas ainda acreditam que as necessidades de aprendizagem se limitam a saber mais, e buscam reforçar a transmissão de informação com novas tecnologias, chamando isso de inovação educativa.
O resultado?
Uma aprendizagem superficial e declarativa, onde as pessoas se apropriam das palavras, mas não dos conceitos que representam; ou aprendem técnicas repetitivas, sem conseguir desenvolver a capacidade estratégica de saber como e quando usá-las.
Smart Learning representa a evolução da EaD, criando ambientes inteligentes e altamente escaláveis que permitem construir conhecimentos e habilidades de forma mais personalizada, autodirigida, eficiente e conveniente.
Necessitamos construir uma educação inteligente, que comece questionando o propósito da jornada educativa e forneça subsídios para tomar melhores decisões pedagógicas e didáticas.
Uma educação assertiva aprendendo a regular adequadamente o nível de profundidade e de abrangência necessária para a construção dos resultados educativos buscados, a fim de não saturar as capacidades cognitivas dos aprendizes; a luta é contra o excesso de informação, por esse motivo a curadoria se faz cada vez mais e mais indispensável.
Uma educação mais significativa e focada em resultados, considerando os interesses dos alunos, que, por meio de jornadas flexíveis e adaptáveis promove uma experiência que resulta em aumento de participação, engajamento e redução de evasão.
Uma jornada que não consuma o tempo dos alunos e que auxilie para manter os conhecimentos ativos e dispostos para seu uso.
Um tipo de educação que possibilite superar :
- O achismo na tomada de decisões pedagógicas e didáticas
- O transmissionismo de conteúdos
- O ruído e a sobrecarga de informação
- As jornadas de aprendizagem fragmentadas
- A superficialidade metodológica
- O rápido esquecimento
Quer saber mais? Conheça nossa visão.