Rio adota ZUP para fiscalizar serviços e criar inventários de infraestrutura social

Aplicativo ConservaZUP permite cadastrar e receber solicitações de serviços como trocas de lâmpadas, manutenção de vias, entre outros

Onde foi aplicado

Prefeitura do Rio de Janeiro (SECONSERVA)

Período

2015

Case

Responsabilidade Social / Smart City

Alcance

200 agentes municipais de 23 gerencias de conservação da cidade

A partir da parceria entre o Instituto Tim e a Prefeitura de Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA) implantou o projeto ZUP* – Zeladoria Urbana Participativa, contribuindo com a Secretaria para fortalecer a capacidade de fiscalização de serviços públicos e a criação de inventários de ativos municipais para apoiar as ações de planejamento.
A prefeitura do Rio de Janeiro adotou um app de zeladoria urbana, o ConservaZUP (Android), que será utilizado primeiramente por cerca de 200 agentes das 23 gerências da secretaria municipal de conservação. Depois, a plataforma será adotada também pelo Centro de Operações Rio, que monitora a cidade 24 horas por dia, e por outros órgãos, como a RioLuz, responsável pela iluminação pública, e a Comlurb, empresa municipal de limpeza urbana.
*ZUP é um software livre criado pelo Instituto Tim e desenvolvido pela Cognita

Lançamento

O lançamento aconteceu no dia 1º de dezembro de 2015 no Centro de Operações Rio (COR). O evento contou com a presença do secretário municipal de Conservação, Marcus Belchior, e do presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio. A instalação do ZUP no Rio de Janeiro ganhou o nome de ConservaZUP e é destinada aos agentes da Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA).
“É uma ferramenta de gestão completa. Não tínhamos algo assim”
“Na prática, o ConservaZUP complementa o app 1746 (Android, iOS): o primeiro é para uso interno dos agentes municipais e o segundo, voltado para a população carioca. A ideia no futuro é integrar em um mesmo painel as solicitações encaminhadas pelos dois aplicativos.”
Rodrigo Kemel, gestor de TI da secretaria de conservação

Cases relacionados

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)