ZUP no combate ao aedes aegypti

Agentes de endemias da prefeitura de Boa Vista utilizam o sistema ZUP para ajudar no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue e Zika.

Onde foi aplicado

Boa Vista (Roraima)

Período

2015

Case

Responsabilidade Social / Smart City

Alcance

320.714 pessoas (população de Boa Vista em 2015)

Agentes de endemias da prefeitura de Boa Vista estão utilizando o sistema ZUP* para ajudar no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue e Zika.
A nova tecnologia começou a ser usada a partir do bairro Bela Vista, durante o lançamento da campanha “Boa Vista contra o Zika Vírus”.
*ZUP é um software livre criado pelo Instituto Tim e desenvolvido pela Cognita

Boa Vista contra o Zika Vírus

Em 20.12.2015 foi lançada a campanha “Boa Vista contra o Zika Vírus”. Desde então a plataforma ZUP está sendo utilizada pelos agentes de saúde em campo, por meio do aplicativo mobile, que registram a localização dos focos do mosquito, as ações realizadas para combatê-los, e também cadastram as casas da região.

Os registros cadastrados no sistema agora fazem parte do mapeamento urbano sobre os focos do Aedes aegypti, que ficará à disposição da prefeitura.

De acordo com o secretário de Inclusão Digital, Arthur Brandão Machado, esta primeira ação é de conscientização e registro das ocorrências, eliminando o uso de folhas de papel, que tornava o trabalho mais lento e mais pesado. “80% das pessoas capacitadas têm celulares com a tecnologia necessária para uso do ZUP. Desta forma, vamos conseguir registrar em um mapa georreferenciado os resultados obtidos com as visitas e fazer uma avaliação dos esforços para contribuir com o planejamento de novas ações”, afirmou.

“O aplicativo ZUP oferece uma ferramenta que nos permite avaliar os resultados, ou seja, quantos focos foram identificados e quantos foram eliminados. Permite o cadastramento e localização da casa, do criadouro, do processo de educação em saúde do morador e a eliminação do foco”
Emerson Capistrano, superintendente municipal de Vigilância e Saúde
“Agora tudo é online: os registros de infestação, as casas que foram e não foram visitadas, etc. Um ponto positivo é a agilidade destes processos para nós.”
Renato Sena, agente de mobilização

Publicações

institutotim.org.br

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)