Como dobrar de tamanho rapidamente? De que maneira podemos lidar com uma alta rotatividade de forma ágil? De que forma podemos criar uma experiência incrível para os novos colaboradores? O crescimento acelerado traz muitos desafios e exige um processo de onboarding digital, eficiente, escalável e assertivo.
Em vez de preparar os novos colaboradores para o sucesso, muitas organizações com processos de integração inadequados estão preparando o terreno para uma saída antecipada.
“Apenas 12% dos funcionários concordam fortemente que sua organização faz um ótimo trabalho na integração de novos funcionários. E a rotatividade varia de 20% nos primeiros 45 dias de trabalho a 50% nos 18 meses iniciais.” GPTW 2019.
Isso sem mencionar o custo de integração de um novo colaborador. Estima-se que custará à empresa, de 6 a 9 meses do salário de um funcionário para identificar e integrar um substituto.
Segundo Gallup,
“Os funcionários que concordam fortemente que seu processo de integração foi excepcional têm quase 3x mais chances de dizer que têm o melhor trabalho possível. Se você deseja resultados excepcionais para os funcionários, deve ter uma integração excepcional. A média não conta”.
Embora a importância do onboarding esteja nas mentes de muitos líderes empresariais, quando falamos da aplicação, as coisas mudam. As empresas, em geral, têm subestimado a complexidade da transformação digital do onboarding implementação de um onboarding digital, construindo aproximações ineficazes que têm gerado mais danos do que benefícios e tem subestimando os custos de implementação.
Um dos erros mais comuns inclui a suposição ingênua de que simplesmente comprando um LMS – ou investindo em qualquer uma das ferramentas sofisticadas do mercado de tecnologia em expansão – os resultados de alguma forma se alcançarão.
Construir uma boa experiência de integração para novos colaboradores, seja para enfrentar o desafio do crescimento ou da alta rotatividade, demanda a construção de um onboarding digital para desenvolver uma jornada:
Escalável, integrada e personalizada:
Um processo totalmente digital e personalizado por meio de sequências didáticas adaptativas que vão ajustando a jornada dos novos colaboradores em função dos seus desejos e necessidades.
Que ofereça uma experiência significativa:
Abordando conhecimentos relevantes para cada colaborador, para facilitar a integração à organização e a sua cultura; com especial foco em aqueles conhecimentos necessários para apoiar seu sucesso profissional no novo papel.
Promovendo engajamento e participação:
Onde os conhecimentos deixam de ser estáticos e feitos por outros, e passam a ser dinâmicos e enriquecidos pelos próprios participantes.
Co-construída e baseada na gestão de conhecimentos:
Numa jornada de aprendizagem em grupop, que promove um conhecimento nascido da reflexão sobre a própria prática.
Data driven:
Um processo que supera o “achismo” na tomada de decisões educativas, evoluindo para um “pensamento com evidências” num processo iterativo de melhoria contínua, baseado em dados e indicadores.
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