Rio adota ZUP para fiscalizar serviços e criar inventários de infraestrutura social
SECONSERVA-Rio implementa o ZUP (ConservaZUP) para fiscalização e inventários urbanos, otimizando trabalho de 200 agentes em 23 gerências com plataforma mobile integrada.
Ano
2015
Categoria
Tecnologia e Responsabilidade Social
Cliente
Prefeitura do Rio de Janeiro
Setor
Gestão Pública
Resumo
No ano de 2015, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA) do Rio de Janeiro implementou a plataforma ZUP, desenvolvida pela Cognita e criada pelo Instituto TIM. O objetivo principal foi fortalecer a capacidade de fiscalização dos serviços públicos e criar inventários detalhados de ativos municipais, essenciais para um planejamento urbano mais eficaz.
O case em detalhes
O lançamento aconteceu no dia 1º de dezembro de 2015 no Centro de Operações Rio (COR). O evento contou com a presença do secretário municipal de Conservação, Marcus Belchior, e do presidente do Instituto TIM, Manoel Horácio. A instalação do ZUP no Rio de Janeiro ganhou o nome de ConservaZUP e foi destinada aos agentes da Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA).

Inicialmente, cerca de 200 agentes das 23 gerências de conservação da cidade passaram a utilizar o aplicativo mobile ConservaZUP para registrar e gerenciar solicitações de serviços, como manutenção de vias e iluminação pública, além de construir inventários de infraestrutura. A plataforma foi projetada para complementar o aplicativo 1746 (voltado ao cidadão), centralizando as informações internas e otimizando o fluxo de trabalho dos agentes.
A implementação do ConservaZUP representou um avanço na gestão de serviços urbanos, proporcionando uma ferramenta robusta para monitoramento, fiscalização e planejamento baseado em dados concretos, com planos de expansão para outros órgãos como o Centro de Operações Rio (COR), RioLuz e Comlurb.
Depoimento sobre a implementação do ZUP:
“É uma ferramenta de gestão completa. Não tínhamos algo assim”
“Na prática, o ConservaZUP complementa o app 1746 (Android, iOS): o primeiro é para uso interno dos agentes municipais e o segundo, voltado para a população carioca. A ideia no futuro é integrar em um mesmo painel as solicitações encaminhadas pelos dois aplicativos.”
— Rodrigo Kemel, gestor de TI da secretaria de conservação
Mais detalhes:
mobiletime.com.br
Prefeitura do Rio adota app de zeladoria urbana
institutotim.org.br
ZUP é lançado no Rio e em Boa Vista
ZUP Rio na gestão das Olimpíadas 2016
ZUP Rio é lançado na sala de crise do Centro de Operações Rio (COR) para contribuir com a gestão das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.
VcSBC (ZUP) conquista prêmio internacional Governarte 2015
Implementação do ZUP em São Bernardo (VcSBC) ganhou prêmio do BID por usar big data para gestão participativa
Boa Vista adota ZUP para modernizar a gestão pública
Boa Vista modernizou gestão pública com ZUP em 22 secretarias, usando tecnologia para inventários, fiscalização e otimização de serviços.