Picture of Daniel Luzzi

A Transformação digital do Onboarding

onboarding-maze2 (1)

Como dobrar de tamanho rapidamente? De que maneira podemos lidar com uma alta rotatividade de forma ágil? De que forma podemos criar uma experiência incrível para os novos colaboradores?  O crescimento acelerado traz muitos desafios e exige um processo de onboarding digital, eficiente, escalável e assertivo. 
 
Em vez de preparar os novos colaboradores para o sucesso, muitas organizações com processos de integração inadequados estão preparando o terreno para uma saída antecipada. 

“Apenas 12% dos funcionários concordam fortemente que sua organização faz um ótimo trabalho na integração de novos funcionários. E a rotatividade varia de 20% nos primeiros 45 dias de trabalho a 50% nos 18 meses iniciais.” GPTW 2019. 

Isso sem mencionar o custo de integração de um novo colaborador. Estima-se que custará à empresa, de 6 a 9 meses do salário de um funcionário para identificar e integrar um substituto.

Segundo Gallup,

“Os funcionários que concordam fortemente que seu processo de integração foi excepcional têm quase 3x mais chances de dizer que têm o melhor trabalho possível. Se você deseja resultados excepcionais para os funcionários, deve ter uma integração excepcional. A média não conta”.

Embora a importância do onboarding esteja nas mentes de muitos líderes empresariais, quando falamos da aplicação, as coisas mudam. As empresas, em geral, têm subestimado a complexidade da transformação digital do onboarding implementação de um onboarding digital, construindo aproximações ineficazes que têm gerado mais danos do que benefícios e tem subestimando os custos de implementação.

Um dos erros mais comuns inclui a suposição ingênua de que simplesmente comprando um LMS  – ou investindo em qualquer uma das ferramentas sofisticadas do mercado de tecnologia em expansão – os resultados de alguma forma se alcançarão.

Construir uma boa experiência de integração para novos colaboradores, seja para enfrentar o desafio do crescimento ou da alta rotatividade, demanda a construção de um onboarding digital para desenvolver uma jornada:

Escalável, integrada e personalizada:

Um processo totalmente digital e personalizado por meio de sequências didáticas adaptativas que vão ajustando a jornada dos novos colaboradores em função dos seus desejos e necessidades. 

Que ofereça uma experiência significativa:

Abordando conhecimentos relevantes para cada colaborador, para facilitar a integração à organização e a sua cultura; com especial foco em aqueles conhecimentos necessários para apoiar seu sucesso profissional no novo papel.

Promovendo engajamento e participação: 

Onde os conhecimentos deixam de ser estáticos e feitos por outros, e passam a ser dinâmicos e enriquecidos pelos próprios participantes. 

Co-construída e baseada na gestão de conhecimentos: 

Numa jornada de aprendizagem em grupop, que promove um conhecimento nascido da reflexão sobre a própria prática.

Data driven:

Um processo que supera o “achismo” na tomada de decisões educativas, evoluindo para  um “pensamento com evidências” num processo iterativo de melhoria contínua, baseado em dados e indicadores.

Quer saber mais? Veja o case de Onboarding digital em Take Blip.

Picture of Daniel Luzzi

Daniel Luzzi

CEO da Cognita Learning Lab • Diretor de aprendizagem da UniCTE • Referência em educação digital, fundador e diretor da Cognita Learning Lab, Professor da Fundação Dom Cabral, Doutor em Educação pela FE-USP e Mestre em Gestão Ambiental pela Cátedra UNESCO

Send Us A Message

Onboarding digital escalável

A integração dos novos colaboradores sempre foi importante: contribuindo com a retenção de talentos, alinhamento com a visão e valores da organização e aumento da produtividade.
Hoje, num contexto de aquecimento do mercado e aumento de turnover, o onboarding é considerado prioritário e estratégico, sendo um indicador de quão rápido a empresa consegue compor e repor seu time para não afetar a operação; ou para ganhar escala, aproveitando oportunidades de negócios.
A Cognita desenha, implementa e operacionaliza Programas de Onboarding, integrando tanto a dimensão institucional como técnica numa jornada digital, escalável e personalizada, com sequências adaptativas que vão alterando o trajeto dos novos colaboradores em função da área da empresa na qual estão se incorporando e o papel que ocuparão nela.
(Case Onboarding Take Blip)